Alter-Mobility

Alter-Mobility

Como iremos avançar no futuro e que papel irá o designer desempenhar dentro dessa realidade?

De uma forma ou de outra, todos somos expostos e moldados à necessidade de nos transportarmos, aos outros e às coisas de um lugar para outro. Está na nossa natureza de sobrevivência deslocarmo-nos e, desde a invenção do veículo motorizado no século XIX, que temos agarrado esta liberdade sem dúvidas ou consequência. Esta discussão pretende abordar os novos modos de mobilidade e os serviços que os apoiam, partilhando as experiências de líderes portugueses que trabalham nesta indústria global, oferecendo uma perspectiva alternativa a esta realidade futura e refletindo sobre a importância do design no contexto da mobilidade.

Oradores

21/07, 15:30-17:30

Biblioteca Almeida Garret, Porto

#lexusPDB

Entrada livre, mas com lotação limitada (máx.100)

 

Alastair Fuad-Luke, introdução do evento no âmbito da PDB

Jeremy Aston, abertura da sessão

 

Cristina Oliveira (Gestora da área de transportes na CITEVE)

João Ornelas (Consultoria de design em automóveis e design de produto)

Luís Leitão (Gestor da equipa Automotive & Product Design no CEIIA)

Patrícia Vasconcelos (Caetano Bus)

Spiros Fotinos (Director of Lexus Europe & EV Planning at Toyota Motor Europe)

Teresa Franqueira (Diretora e coordenadora científica na Design Factory Aveiro)

Sobre os oradores:

 

Cristina Oliveira

Cristina Oliveira é mestre em Engenharia de Materiais pela Universidade do Minho. Realizou a tese de mestrado em colaboração com o Instituto de Ciências de Materiais de Madrid na área dos revestimentos para aplicações biomédicas. Tem experiência industrial no setor metalomecânico. Em 2010 ingressou no CITEVE, e é atualmente Gestora de Aplicações Têxteis na Área da Mobilidade e Transportes desempenhando ainda funções de gestão e participação em vários projetos de I&D nacionais e internacionais. É membro da equipa de inventores de 5 pedidos de patentes. É formadora nas áreas dos materiais, inovação, metodologias de desenvolvimentos de novos produtos e estruturas têxteis para reforço de compósitos.

 

João Ornelas

João Ornelas é um designer galardoado, especializado em design automóvel e de produtos. Iniciou a sua carreira de design automóvel na Renault em Paris (França), onde concebeu o concept-car Renault Pangea 1997. Trabalhou na Novodesign em Lisboa, foi consultor de design de motociclos para a Piaggio (Itália), e director-geral da Grandesign. Lá, trabalhou numa vasta gama de veículos e produtos, desde automóveis a robôs científicos e industriais, dispositivos médicos, produtos de consumo, iluminação pública e máquinas agrícolas. Concebeu e construiu o JH12, o primeiro carro de corrida todo-o-terreno 100% português. Desde 2016, tem-se concentrado exclusivamente na consultoria de design para automóveis de luxo, mobilidade e robótica.

 

Luís Leitão

Luís Leitão é coordenador de equipas de design e licenciado em Design de Equipamento pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, FBAUL. Em 2008, ingressou no CEIIA, sendo desde 2012 responsável pela equipa de Estilo, liderando a conceção e  desenvolvimento de novos produtos automóvel e mobilidade urbana, desenhados para serem usados como um serviço.

 

Patrícia Vasconcelos

Patrícia Carmen Lince Biburger Mariares Vasconcelos nasceu no Porto, a 9 de Abril de 1971. É licenciada em Gestão de Empresas pela Faculdade de Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg, e tem um MBA em Gestão de Empresas pela Faculdade de Gestão do Porto (2007/2008). A sua longa carreira profissional começou em 1995, na Grundig em Braga. Mais tarde, tornou-se Directora do Departamento de Controlo na Aventis, em Lisboa, e depois, durante 10 anos, foi subdirectora de Fusões e Aquisições num Banco Privado Português. Em 2009, assumiu o cargo de Directora Financeira da PROBUS, SA. Actualmente, é Directora Geral e CEO da CaetanoBus SA, CEO da COBUS Industries e também Directora Geral da Caetano UK.

 

Spiros Fotinos

Spiros Fotinos é um líder empresarial internacional premiado, mentor de arranque e conselheiro de direcção, com uma vasta experiência global, regional e local em planeamento estratégico e implementação prática. É dotado de uma profunda compreensão de negócio, branding e marketing. Um sólido historial na prestação de serviços mesmo nas condições e crises mais difíceis. Inovador digital com várias estreias europeias e mundiais. Perspicácia empresarial muito forte, combinando capacidades analíticas com criatividade. Um jogador de equipa mas com uma capacidade comprovada de liderar e inspirar. Um orador público experiente. Tentando retribuir através de trabalho voluntário no apoio a empresários e futuros empreendedores.

 

Teresa Franqueira

Teresa Franqueira é designer e Professora Associada da Universidade de Aveiro. É Directora e Coordenadora Científica da Fábrica de Design de Aveiro e Coordenadora Internacional da Rede DESIS – Design para a Inovação Social e Sustentabilidade. É também membro de várias comissões científicas em conferências nacionais e internacionais de Design e júri de concursos internacionais de design. Lecciona em toda a Europa e Ásia e tem sido a coordenadora local do Erasmus + projectos de inovação social, economia circular e sustentabilidade. Teresa tem sido convidada como oradora principal em conferências nacionais e internacionais e tem organizado vários workshops em todo o mundo (Itália, Portugal, Suécia, Reino Unido, Finlândia, Brasil, China, Turquia, Cambodja, Tailândia, Mianmar, Malásia, entre outros). Tem supervisionado alunos de doutoramento e mestrado nos tópicos de Design para Inovação Social, Design para Sustentabilidade, Design de Produto e Design de Serviços.