Bairros Críticos

Bairros Críticos

O workshop Bairros Críticos visa contribuir para o questionamento da relação convencional entre a prática da arquitetura e as questões sócio-territoriais que a envolve.

Bairros Críticos apresentará um conjunto de respostas para regenerar um território precário (o Bairro de Leal, no Porto), demonstrando a capacidade da arquitetura para melhorar a cidade e as condições de vida dos seus habitantes.

O workshop inclui: sessões de análise socioterritorial, projeto e construção de objetos utilitários para apropriação temporária do espaço, com tutoria de Paulo Moreira e Tiago Antero; visitas orientadas ao local de estudo com Sérgio Fernandez e The Worst Tours; sessões com os críticos convidados Maria Trabulo e João Gomes; conferências por arquitectos com experiência profissional e pedagógica Alberto Pottenghi, Elisa Silva e Filipe Balestra.

O trabalho decorrerá entre as instalações do INSTITUTO e o Bairro do Leal. O processo de trabalho será ali exposto e debatido entre os participantes e um grupo de convidados.