Exploratório com impact

Exploratório com impact

Design participativo para o habitat dos 99%

O impact é um sistema de construção eco-friendly que se propõe substituir parte dos agregados com vidro e plástico esmagados. Criado em Cabo Verde, o projeto quer ser uma resposta à urgente necessidade de controlar a extração de areias para a construção civil, operando igualmente sobre as questões laborais associadas a esta tarefa. Para a PDB ’21, e em colaboração com um conjunto de entidades de Porto e Matosinhos, o impact vai criar um diálogo com as comunidades locais, abrindo espaço à construção de novas e mais sustentáveis autonomias e perspetivas de acesso à habitação e trabalho dignos.

 

Exploratório com Impact é um projeto participativo de capacitação das mulheres do litoral Norte da ilha de Santiago, dedicadas à labuta da areia por falta de alternativas dignas de trabalho e habitação. No passado, o principal porto da ilha ficava na vila da Ribeira da Barca, concelho de Santa Catarina, lugar ainda hoje reconhecido popularmente por “Porto”. Também “popularmente”, ouvimos contar que com a areia desta costa se contruiu a capital do país. 

Hoje, em Cabo Verde, começamos a observar uma tendência para o uso da areia de britadeira mais adequada para a construção, o que fragiliza ainda mais o sustento das famílias que durante décadas dependeram dessa atividade e que não encontram alternativas de trabalho.