For the Record

For the Record

As políticas do design em videoclipes

Desenvolvido pelo Het Nieuwe Instituut – Instituto Holandês de Arquitetura, o projeto For the Record investiga a forma como os videoclipes contemporâneos funcionam como um espaço público de consumo, ativismo e emancipação, criando novas narrativas e imaginários visuais. O projeto irá apresentar um ciclo de conferências e workshops em torno dos temas Imaginários Urbanos, Tecnologias de Circulação e Realidades em Cena, liderados por artistas e agentes culturais portugueses e internacionais.

 

Conversas

Maus Hábitos, Porto

23 julho, 17h00 – 19h00

O evento público For the Record: As política do design em videoclipes convida artistas, designers, cineastas e o público em geral a refletirem sobre os videoclipes dos artistas portugueses Vasco Mendes (videoclipe e realização), Maria Reis (artista), Sara Graça (artista, designer) dos Cafetra Records, e Sreya (artista).

Estes vídeos servem de base a uma discussão sobre estratégias de design para realidades encenadas; imaginários urbanos e formas de representação, e sobre como diferentes formatos de videoclipes impactam audiências por entre plataformas.

Workshop

Casa da Arquitetura, Matosinhos

24 julho, 11h00 – 18h00

Este workshop convida artistas, designers, investigadores, músicos e outros participantes a discutir o papel do design na produção de videoclipes através de uma lente temática – realidades encenadas, imaginários urbanos, tecnologias da circulação – e a contribuírem para a plataforma de investigação online.

Na primeira parte do workshop, um grupo de investigadores internacionais, juntamente com colaboradores do For the Record, discutem uma série de casos de estudo remotamente, depois do qual os participantes são convidados a desenvolver novas listas de reprodução de vídeos, ou a fazer anotações sobre as que já existem. Com apresentações de Rawad Baaklini, Erick Fowler, KM Works, Fope Ojo, Luisa Sol e Jordi Viader Guerrero.