Habitar 424

Habitar 424

Conduzido pelo Assemble Studio e pelos El Warcha, o projeto será desenvolvido por e pela comunidade sem-abrigo do Porto. A iniciativa tem o objetivo de reconceptualizar a perceção comum acerca da condição de sem-abrigo, proporcionando ao mesmo tempo recursos comunitários crescentes para o futuro.

Agora que avançamos rumo a um futuro de incerteza económica, com a ameaça crescente de despejos e privação de alojamento, é urgente reconsiderar a forma como desenvolvemos e organizamos o espaço para ir de encontro às necessidades daqueles que são mais marginalizados nas nossas cidades. De que forma podemos contrariar a segregação e a disparidade crescentes? Como podemos aprender com as pessoas que vivem na rua?

Trabalhando em estreita colaboração com a designer Olivia Page (Reino Unido/Portugal), o projeto irá explorar materiais ecológicos, desenvolvendo um design que incorpore os resíduos industriais e de base biológica. O Habitar 424 será construído durante a primeira parte do período da Porto Design Biennale, proporcionando um programa público baseado no trabalho da Saber Compreender, reconhecendo a educação entre pares e valorizando as experiências de vida das pessoas sem-abrigo.