Vozes do Atelier

Vozes do Atelier

Série de podcasts

Verdade, dignidade, jogo, sonho, memória e idioma são as palavras-chave nesta série de podcasts conduzidos por André Cruz durante o período da Porto Design Biennale.

A série de podcasts Vozes do Atelier é um conjunto de conversas poliédricas com designers e pessoas cujas vidas têm sido dedicadas ao desenho de múltiplos mundos.

A partir do tema da edição de 2021 da Porto Design Biennale, Alter-realidades, André Cruz vai aceder ao interior do atelier e entender como, em diferentes contextos, estão a ser desenhadas respostas para as caleidoscópicas realidades do presente.

O âmbito das práticas propostas por esta edição da biennale revela os seis subtemas deste podcast, um por episódio: Verdade, Dignidade, Jogo, Sonho, Memória e Idioma.

Cada episódio torna-se assim um espaço de troca de experiências com os convidados, bem como de reação aos condicionamentos locais/globais com que os designers se confrontam hoje.

Episódio #1 Verdade

Este primeiro episódio é dedicado à Verdade. O que é a verdade? Quantas verdades serão possíveis? Quantas coexistem num mesmo espaço e num mesmo tempo? Tem sentido uma relação necessária entre beleza e verdade? Para conversar sobre estes e outros motivos, Vozes do Atelier recebe a investigadora, realizadora e artista Susan Schuppli e Matteo Moretti, designer, professor e cofundador do Sheldon Studio.

Episódio #1 Verdade

Episódio #2 Dignidade

Existe espaço e estamos abertos para novos modelos emergentes, talvez modelos que são mais compatíveis com todas as entidades vivas? Ou estamos confinados àquilo que Arturo Escobar define como um modelo patriarcal do capitalismo moderno ocidental? Para discutir estes e outros tópicos, convidámos a designer, professora e investigadora Annelys de Vet e a investigadora cultural, designer e editora do DEEM journal, Alice Grandoit.

Episódio #2 Dignidade

Episódio #3 Jogar

Existe um interesse renovado pela aplicação do conceito de Jogo à construção de comunidades, ambientes sociais e interfaces que promovem uma melhor qualidade de vida e o crescimento de cidadãos mais responsáveis e criativos. Para melhor compreendermos a importância de brincar aplicada ao design, convidámos a Marta Rios, uma designer que equilibra o design com a comédia, e Erik Kessels, designer, artista e curador, para uma conversa sobre como brincar nos pode fazer ver as coisas de forma diferente.

 

Episódio #4 Idioma

Estima-se que sejam faladas cerca de 7 mil línguas no mundo hoje. Partindo da investigação conduzida por Eduardo Staszowski e Virginia Tassinari sobre a linguagem, exploramos a importância da palavra nas políticas do design. Este episódio conta com a participação de Paul Sahre, Alice Grandoit, Marta Rios, Susan Schuppli e Susana Carreiras.

Episódio #4 Idioma

Episódio #5 Memória

Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos, escreveu Eduardo Galleano no seu livro Voices of Time.

A memória está directamente ligada à imaginação. Somos moldados pela lembrança de práticas, hábitos e modos de vida antigos. Também o design é baseado em memórias, sejam elas visuais, físicas, sensoriais, etnográficas ou culturais, mas não devemos ignorar o papel que tem desempenhado na perpetuação de modelos civilizacionais datados. Centrando-nos neste aspecto, convidámos o designer e professor Paul Sahre e a investigadora cultural, designer e editora do DEEM Journal, Alice Grandoit para uma conversa sobre design e memória.

Episódio #5 Memória

Episódio #6 Sonho

Em comunidades indígenas, o sonho é percepcionado como uma ferramenta para encontrar respostas às questões da vida quotidiana. O mesmo acontece na prática do design. Sonhar consegue ser muito esclarecedor para nos relacionarmos com outras pessoas e nos relacionarmos, independentemente de estarmos a dormir ou de olhos bem abertos. Para o sexto episódio do podcast Vozes do Atelier, convidámos a Susana Carreiras e o Alastair Fuad-Luke para falarem sobre a temática do sonho. A Susana é uma designer que tem estado a viver na selva peruana, o Alastair Fuad-Luke apresenta-se como curador-geral da Porto Design Biennale.

Episódio #6 Sonho

Créditos

 

Conceito, edição, textos e mistura: André Cruz

Música: Pedro Geraldes

Edição de texto: Manuelle Freire

©2021 Porto Design Biennale