Design para o habitat dos 99%

Design para o habitat dos 99%

( Atividade Satélite )

Design para o habitat dos 99%

projeto Exploratório com Impact – Design para o habitat dos 99% surge no contexto das atividades satélite da PDB21 como uma resposta à necessidade de controlar a extração de areias para a construção civil em Cabo Verde, operando igualmente sobre as questões laborais das mulheres locais que executam este trabalho.

No litoral Norte da ilha de Santiago, a apanha da areia para a construção é feita pelas mãos de mulheres chefes de família, que encontram nesta atividade o seu sustento económico. Com os areais da região a desaparecer, esta comunidade viu-se obrigada a entrar mar adentro ou subir ribeira acima para chegar aos locais remotos onde a areia ainda persiste.

É neste contexto que as designers Inês Alves e Lara Plácido chegam à Ribeira da Barca, lugar onde procuram desenvolver o Exploratório com Impact, um projeto de design participativo que pretende reinventar a atividade das mulheres da apanha da areia através do co-design de um sistema de construção de encaixe adaptado à realidade cabo-verdiana.

Durante quatro meses, este sistema foi pensado e desenvolvido em conjunto com a comunidade local, abrindo espaço à construção de novas e mais sustentáveis autonomias.