Organizada pela esad–idea, Investigação em Design e Arte e promovida pelos municípios de Porto e Matosinhos, a Porto Design Biennale visa promover o Design português em diálogo com o contexto global, assumindo a importância da disciplina na produção de cultura e conhecimento crítico e na resposta às questões mais prementes da contemporaneidade.

A Porto Design Biennale, que teve a sua primeira edição em 2019, procura fomentar o Design enquanto idioma comum de reflexão, questionamento e partilha num contexto global de intensa incerteza e acelerada mudança.

No momento em que urge criar alternativas e realizar escolhas éticas e informadas, consideramos que cabe a um evento desta natureza e dimensão provocar o debate, acolher inquietações e perspetivas múltiplas e estimular o interesse pelo Design com vista a promover novos discursos e práticas que integrem a capacidade prospetiva da disciplina de delinear soluções inovadoras para problemas coletivos.

Indispensável à criação de novos paradigmas sociais, políticos e culturais, o Design, área de charneira entre as artes, a economia e a indústria, posiciona-se como um agente fundamental para enfrentar as alterações climáticas e os problemas daí decorrentes e estimular a sustentabilidade. A preponderância do Design passa assim pelo repensar da globalização e da circulação de bens e pessoas, da produção e consumo massificados e da presença crescente da tecnologia em numerosos aspectos da vida humana.

Assumindo um compromisso com o território e as identidades locais de Porto e Matosinhos, e valorizando a manufatura, a experiência corpórea e a materialidade, a Porto Design Biennale configura um exercício de pensamento de amplo espectro e envolvência, partindo do contexto e das dinâmicas locais para gerar especulação e debate acerca de questões de âmbito global. Nesse sentido, a Porto Design Biennale procura ser uma plataforma de diálogo entre a sociedade, a academia, a indústria e instituições e agentes culturais nacionais e internacionais.

O conjunto de exposições, conferências, workshops e publicações que enformam a Porto Design Biennale, ainda que concentrados num período limitado de programação intensiva, ambicionam deixar um lastro contínuo de discussão e pensamento sobre o Design enquanto disciplina contemporânea de iminente protagonismo e responsabilidade na vida coletiva e na sobrevivência ambiental.

Tendo por objetivo criar momentos de debate e questionamento, a Porto Design Biennale quer ser também, e sobretudo, um espaço de celebração, afirmação positiva e expansão transversal do Design numa sociedade que se pretende inclusiva e sustentável.

 

 

Promovido por
Câmara Municipal do Porto
Câmara Municipal de Matosinhos

Organizado por
Esad-Idea, Investigação em Design e Arte

Board
Luísa Salgueiro (P)
Rui Moreira (VP)
Sérgio Afonso

Diretora Executiva
Magda Seifert

Conselho Consultivo
Nuno Faria (CMP)
Maria Milano (CMM)
Magda Seifert (esad-idea)
José Bártolo
Andrew Howard
Bárbara Coutinho
Mariana Pestana
Fernando Brízio