Instalação —
local Reservatório de Água Nova Sintra, Porto
curador Mariana Pestana, Joana Pestana
Programa Principal
EdenX é uma plataforma digital que ensaia modos de diálogo mais que humanos acerca dos rios, dos seus constituintes e respetivos direitos, procurando desestabilizar a visão antropocêntrica que ainda prevalece na relação com a natureza e contribuir para um desenvolvimento ecocêntrico alternativo.
Durante a Porto Design Biennale, cerca de 15 pessoas irão juntar-se online para falar em nome próprio ou representando outras entidades com recurso à ficção, à inteligência artificial, a sensores de monitorização e outras tecnologias. Metade dos participantes serão selecionados através de uma open call. Para além de plataforma de diálogo, o EdenX funciona como ferramenta de deliberação e decisão descentralizada e autogerida em que todos os intervenientes podem fazer propostas e votar em propostas feitas por outros. A conversa vai decorrer em três momentos narrativos, em texto, na língua portuguesa e será possível assistir em tempo real ou em diferido na instalação situada no Reservatório de Água Nova Sintra ou através do website www.edenx.pt.
Inauguração da Exposição
27.10.2023 - 18h30
+ info
Parque das Águas (Reservatório de Água Nova Sintra)
Rua Barão de Nova Sintra, 4300-367, Porto
Segunda a Sábado
10:00 — 18:00
Mariana Pestana é arquiteta, curadora e investigadora. Trabalha como Professora Auxiliar Convidada no Instituto Superior Técnico / Interactive Technologies Institute (ITI-Larsys), onde é coordenadora de Arte e Cultura do projeto “Bauhaus of the Seas Sails”. Doutorada em Arquitetura pela Bartlett School of Architecture (2019), é cofundadora do estúdio The Decorators (2010-). Foi curadora da 5.ª Bienal de Design de Istambul “Empathy Revisited: designs for more than one” e cocuradora das exposições Eco-Visionaries (MAAT, Matadero, Royal Academy) e The Future Starts Here (V&A), entre outros programas públicos. O seu trabalho foi exposto na Bienal de Arquitetura de Veneza, Stanley Picker Gallery, Jardins Efémeros, Festival Walk & Talk e Bienal Bi-City de Urbanismo e Arquitetura de Shenzhen.
Joana Pestana é designer e educadora. É doutoranda em Media Digitais e assistente convidada na FBAUP, tendo lecionado anteriormente em diversas instituições, nomeadamente na Universidade Católica do Porto e na Kingston School of Art. Trabalha como designer a título individual desde 2012, tendo desenvolvido identidades visuais, projetos expositivos, editoriais e de web para estruturas culturais como MAAT, London College of Communication, London College of Fashion ou Galeria Municipal do Porto. Desenvolve desde 2016, a título independente e colaborativo, projetos destinados à reflexão crítica sobre os monopólios das tecnologias digitais, destacando a criação das exposições Omnisciência: Estratégias de Fractura e Fuga (Fórum da Maia, 2021), Scrolling the Arcane (2020) e Critical-GPS (Royal College of Art, 2018).