Exposição , Workshop —
local Parque das Águas (Casa de Alice), Porto
curador Irena Übler, Mónica Braga dos Santos
Satélites
Mud Matters investiga os materiais e resíduos da produção cerâmica, seu reaproveitamento e transformação na materialização de pastas cerâmicas recicladas. São apresentadas várias receitas, tendo como matéria-prima as lamas de ETAR provenientes dos processos de limpeza de água na produção cerâmica, tanto da indústria como de ateliers, demonstrando assim a possibilidade de trabalhar com o desperdício e de criar novas formas de aproveitamento da água.
PROGRAMA
Inauguração da Exposição
3.11.2023 17h00/ 20h00
Parque das Águas (Casa de Alice), Porto
Workshop Corpos de Água
04.11.2023 14h30/ 17h30
Parque das Águas (Casa de Alice), Porto
Inscrições limitadas a 8 participantes
Partilha de experiencias e resultados deste projeto de investigação em torno do reaproveitamento das lamas, depois de serem filtradas e separadas da água. Exploração de resíduos cerâmicos provenientes de vários contextos, desde industriais a pequenos ateliers, e de várias receitas de pastas segundo algumas técnicas cerâmicas na criação de corpos de água. Será partilhado com os participantes um manual com os processos do trabalho.
Workshop Sistemas de Filtragem dos resíduos cerâmicos
18.11.2023 14h30/ 17h30
Parque das Águas (Casa de Alice), Porto
Partilha de conhecimentos e experiências sobre sistemas “DIY” para reaproveitamento dos resíduos cerâmicos, de forma a todos serem responsáveis pelos seus próprios resíduos e reutilizá-los, assim como cuidar da água. Construção em conjunto de um sistema de filtragem de resíduos e águas. Será partilhado aos participantes um manual com os processos do trabalho.
Finissage
2.12.2023 16h00/ 18h00
Parque das Águas (Casa de Alice), Porto
Entrega dos corpos de água desenvolvidos pelos participantes do workshop.
+ info
Parque das Águas (Casa Alice)
Rua Barão de Nova Sintra, 4300-367, Porto
Segunda a Domingo
10:00 — 18:00
Irena Übler é designer de produto e mobiliário, sediada no Porto desde 2011. Investiga a cidade e o seu contexto cultural, explorando novos territórios e formas de desenvolver soluções sustentáveis. Tem explorado vários resíduos, entre eles os plásticos com o premiado projeto Precious Plastic Portugal. O seu projeto mais recente, PRIMA, tem como objetivo explorar e desenvolver processo de transformação de resíduos de plástico, cortiça, cerâmica e papel em novos usos.
Mónica Braga dos Santos é designer de produto, educadora e pesquisadora, especialista nas áreas da cerâmica e mobiliário. Desde a criação do seu atelier em 2015 tem vindo a desenvolver projetos tanto no contexto industrial como manual. Com o objetivo da valorização do design enquanto ferramenta crítica, analítica e estética, explora soluções materiais e produtivas que promovam mudanças sociais e ambientais positivas.