A Porto Design Biennale é um evento que tem vindo a promover o debate, acolher inquietações e perspetivas múltiplas, impulsionando novos discursos e práticas que aumentam a capacidade prospectiva do Design para delinear soluções inovadoras para problemas coletivos.
O Design é uma disciplina que vai além da teoria, sendo também um verbo revelador de ação. Nesse sentido, tem assumido uma crescente importância na sociedade contemporânea, desempenhando um papel fundamental na criação de novos paradigmas sociais, políticos, culturais e ambientais.
Este evento de grande magnitude é promovido numa colaboração entre dois municípios, Porto e Matosinhos, com o intuito de se tornar uma plataforma de diálogo entre a sociedade civil, a academia, a indústria e instituições e agentes culturais de âmbito nacional e internacional. Comprometendo-se com o território e as identidades locais, valorizando a manufatura e a materialidade, a Porto Design Biennale estabelece-se como um exercício de pensamento abrangente e envolvente, partindo do contexto e das dinâmicas locais para suscitar especulações e debates acerca de questões de alcance global.
A primeira edição da Porto Design Biennale mobilizou cerca de 50.000 pessoas ao longo de 81 dias, apresentando um programa abrangente que incluiu cerca de 300 projetos e 60 eventos. A edição de 2021, realizada durante a pandemia de Covid-19, evidenciou a resiliência e capacidade de adaptação do evento, envolvendo centenas de participantes num programa diversificado e criativo, sob o tema "Alter-Realidades" e o epíteto pertinente "Desenhar o Presente". Em 2023, o evento promete manter-se instigante e desafiadora ao reunir vozes nacionais e internacionais em torno de temas tão relevantes quanto atemporais e inovadores (no sentido mais amplo da palavra). Há algo mais original e essencial para a vida do que a Água? É a partir deste recurso natural que se pretende construir a presente edição da Biennale.
O conjunto de exposições, conferências, workshops e publicações que compõem a programação da Porto Design Biennale tem como objetivo deixar um legado contínuo de discussão e reflexão sobre o Design, enquanto disciplina de crescente protagonismo e responsabilidade na vida coletiva e na preservação ambiental. Embora concentrados em um período limitado de intensa programação, esses eventos ambicionam promover uma reflexão duradoura.
O tema escolhido revela-se extremamente pertinente para o nosso presente e, acima de tudo, suscita preocupações quanto ao futuro. Como um espaço de celebração, afirmação positiva e abrangente expansão do Design, numa sociedade que aspira à inclusão e sustentabilidade, a Porto Design Biennale está munida das ferramentas necessárias e assume o compromisso de gerar respostas para os complexos desafios enfrentados pela sociedade. Trabalhando de forma contínua, a Biennale procura moldar futuros mais sustentáveis, equitativos, livres e felizes.
A esad—idea é a unidade de Investigação e Desenvolvimento (I&D) da ESAD - Escola de Artes e Design. Dedicada à divulgação do conhecimento e à mediação da investigação científica, a esad—idea tem promovido grandes eventos para impulsionar o design português. Reconhecida pela sua excelência, recebeu a classificação de "Muito Bom" pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Criada em 2014, a esad—idea tem como missão conceber, desenvolver e implementar soluções através do design e práticas interdisciplinares que promovam mudança e melhoria cultural, social e ambiental.
Considerando a investigação como um meio fundamental de inovação científica, tecnológica e social, a esad—idea desenvolve pesquisa nas áreas do design industrial, de comunicação, interior e urbano, bem como trabalho no âmbito da curadoria, história e teoria do design.
A preponderância da investigação em design na educação, na cultura, na comunidade e nas indústrias é consolidada através de uma vasta rede de parcerias nacionais e internacionais, onde se incluem centros de investigação, universidades, empresas e municípios.
A esad—idea encontra-se num espaço multifuncional localizado na Rua de Brito Capelo, em Matosinhos. Além de funcionar como sede da Porto Design Biennale, o local é um ponto de encontro para conversas, apresentações de livros e workshops, contando ainda com uma loja/livraria e uma cafetaria.