Exposição —
local Museu do Porto - Palacete dos Viscondes de Balsemão, Gabinete Triplex, Porto
curador Ivo Poças Martins
Programa Principal
O contorno da margem de um rio, a linha de horizonte, a linha do ‘copo meio cheio’, são invenções. Os oceanos tocam-se, numa massa contínua, bem como os rios, os ribeiros, e assim sucessivamente até ao interior da terra. Não existindo linhas, como podemos delimitar territórios? Ou, por outras palavras, se tudo está ligado, se tudo se move constantemente e nos surge com diferentes graus de invisibilidade, qual será a sua geografia pertinente? Depois, existem ainda as muitas águas: a doce e a salgada; a água para beber, para regar, para limpar; a que serve de meio de transporte e de casa para tantas formas de vida; ou a que é devastadora. Arriscamos, por isso, uma abordagem radical, escolhendo um só lugar, o Cabedelo do Douro, para tentar nele encontrar muitas destas questões e as muitas linhas (ou manchas, ou cores) que permitem representá-las, e que se ligam a tantos outros lugares e seres.
Inauguração da exposição: 26.10.2023 - 16h00
+ info
Museu do Porto — Palacete dos Viscondes de Balsemão / Gabinete Triplex
Praça de Carlos Alberto 71, 4050-157 Porto
Terça a domingo
10:00 — 17:30
Ivo Poças Martins é arquiteto e desenvolve uma atividade que esbate os limites entre o projeto de edifícios, a construção, curadoria e o design expositivo, a escrita e a investigação académica. Participou em projetos curatoriais com distintas instituições culturais e de arquitetura como o arc en rêve, Casa da Arquitectura, Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP, CIAJG, Fundação Casa de Mateus, Garagem Sul do CCB, o Museu do Porto, Storefront, Trienal de Arquitectura de Lisboa e Z33.
Ivo foi cofundador da Friendly Fire, um fanzine e um coletivo de arquitetura, e fez parte do conselho de redação do Jornal-Arquitectos entre 2013-15. Foi curador assistente da programação da quarta edição da Trienal de Arquitetura de Lisboa (2016), cocurador da edição de 2017 da Open House Porto e do programa do ArchiSummit 2019. Atualmente prepara a sua tese de doutoramento na Escola de Arquitectura, Artes e Design da Universidade do Minho com uma bolsa de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.