Exposição —
local Palácio dos Correios (3º piso), Porto
curador Miguel Vieira Baptista
Programa Principal
(Por motivos alheios à Porto Design Biennale, informamos que as exposições Ligações, com curadoria de Miguel Vieira Baptista, irão encerrar antecipadamente. Não perca a oportunidade de visitar estas exposições no Palácio dos Correios até dia 18 de novembro.)
A exposição Ligações foi pensada como uma coleção de objetos, tendo como ponto de partida um ubíquo copo de água. Esta coleção centra-se numa escolha nacional que, de certa forma, foi determinada por este mesmo objeto. A água como matéria é aqui o elemento central. Ajuda a encontrar o caminho pelo qual percorreremos o espaço e os vários conteúdos, com as várias histórias que lhes estão associados. No filme The Swimmer (1968) de Frank Perry, o protagonista Ned Merrill, com o objetivo de chegar a casa, atravessa de forma quase surrealista o seu luxuoso bairro, mergulhando de piscina em piscina dos vizinhos amigos. Nesta longa travessia, que tem a duração do filme e na qual a água das várias piscinas é poeticamente associada com um rio, Ned interage com os vizinhos em diferentes conversas, que vão enredando o espectador na história. Tal como no filme, a água tem aqui o propósito de criar ligações entre o visitante e os vários conteúdos, numa exposição em que não existe um percurso pré-definido.
Inauguração da Exposição
26.10.2023 - 17h30
+ info
Palácio dos Correios (3º piso)
Rua de Guilherme da Costa Carvalho 38, 4000-065 Porto
Segunda a sábado
10:00 — 18:00
Miguel Vieira Baptista (Lisboa, 1968). Estudou Design no IADE em Lisboa e na Glasgow School of Art. Desde a criação do seu atelier em 2000 que tem vindo a desenvolver projetos que variam de escala, entre objetos e espaços.
Miguel Vieira Baptista desenvolveu produtos industriais para empresas como a Amorim, Authentics, Kvadrat e Vista Alegre. Criou design de exposições e cenografia para instituições culturais como a Experimentadesign, Trienal de Arquitetura de Lisboa e Lisbon Fashion Week e design de interiores para empresas como a Allianz, EDP e Renova. O seu interesse em expor levou-o a ser curador de várias exposições, como Dieter Rams Haus no Centro Cultural de Belém em 2001 e Lápis – Drawing Experience na Loja da Atalaia em 2007, ambas em Lisboa. Desde 2003 tem produzido e exposto regularmente edições limitadas de peças para galerias como a Loja da Atalaia, Cristina Guerra Contemporary Art, Appleton Square, Gabinete e a Fundación DIDAC. Leciona na ESAD.CR nas Caldas da Rainha desde 2000 e foi professor convidado na HfG Karlsruhe, ECAL e no Domaine de Boisbuchet. O seu trabalho faz parte de várias coleções privadas e públicas como o MUDE — Museu do Design e da Moda, Coleção Francisco Capelo, em Lisboa. Em 2013 recebeu o prémio Audi Mentorprize by A&W em Colónia, nomeado pelos designers Ronan e Erwan Bouroullec.