Exposição —
local Galeria da Biodiversidade — Centro Ciência Viva/MHNC-UP , Porto
curador Studio Makkink & Bey
Programa Principal
A exposição The WaterSchool Classroom é dedicada à água em todas as suas facetas. Duas salas da Galeria da Biodiversidade serão transformadas num ‘Gabinete de Curiosidades’. Precursores dos museus atuais, estes gabinetes de curiosidades surgiram de colecionadores que recolhiam objetos e artefactos de várias vertentes artísticas, científicas e intelectuais para os expor lado a lado, ignorando qualquer categorização ou classificação. De natureza interactiva e prática, estas colecções convidavam ativamente à exploração e à curiosidade, servindo simultaneamente para difundir um relato particular sobre o mundo e a sua história tal como imaginada pelo colecionador.
Dando continuidade a esta tradição, a exposição The WaterSchool Classroom apresenta uma grande variedade de obras de artistas, arquitetos e designers convidados, reunidas no quadro especulativo da WaterSchool. No âmbito da exposição, estas obras servem de ponto de partida para a conversa, com o objetivo de gerar debates sobre a forma como a habitação, a vida e o trabalho podem ser repensados e mesmo redesenhados tendo em conta a água e o seu impacto.
Inauguração da Exposição
27.10.2023 - 12h00
+ info
Galeria da Biodiversidade — Centro Ciência Viva / MHNC-UP
Rua do Campo Alegre, 1191, 4150-181 Porto
Terça a domingo
10:00 — 13:00, 14:00 — 18:00
Última entrada: 17:30
WaterSchool é um projeto de investigação de design auto-iniciado pelo Studio Makkink & Bey em 2012, no âmbito do qual se explora a forma como as escolas e bairros inteiros podem ser (re)desenvolvidos para minimizar a sua pegada ecológica de água. Até à data, é uma escola especulativa que se dedica a este projeto. Foi concebida e organizada em torno da água como um material essencial, um assunto e um fenómeno social e político. Propõe repensar o modelo cultural, didático, holístico e infraestrutural da educação através da relação de todas estas facetas com o tópico da água. Esta escola poderia produzir tudo o que necessita para funcionar no local através de pequenos produtores industriais e artesanais, juntamente com designers, arquitetos e artistas selecionados.
Neste caso, a escola é o centro do bairro e tem uma função exemplar, mostrando e ensinando aos seus alunos, bem como à comunidade associada, como se pode viver de forma diferente tendo a água em mente. Fá-lo (re)posicionando o seu currículo através da reflexão sobre como as matérias ensinadas na escola podem ser abordadas a partir da água ou relacionadas com ela. Para além disso, o edifício da escola mostra, tanto no seu interior como no exterior, como o ambiente construído pode ser (re)desenvolvido de forma a minimizar a sua pegada ecológica de água. A partir da escola, a investigação estende-se para o exterior, imaginando como a habitação, a vida e o trabalho poderiam ser repensados para reduzir a respetiva pegada à escala de um bairro.
O Studio Makkink & Bey é dirigido pela arquiteta Rianne Makkink e pelo designer Jurgen Bey. Sediado em Roterdão, estúdio trabalha em vários domínios das artes aplicadas e inclui projetos para o espaço público, design de produto, arquitetura, design expositivo e artes aplicadas.