INAUGURAÇÃO: 23.10.2025
( PORTO + MATOSINHOS )
O TEMPO É PRESENTE. Inventar o Comum é o título escolhido para a 4.ª edição da Porto Design Biennale e convida a uma mudança na nossa perspetiva diária: em vez de abordar criticamente a ansiedade da temporalidade moderna, sugere-nos que consideremos o potencial do tempo qualitativo. O presente não é visto como uma crise a superar, mas sim como uma oferta repleta de possibilidades coletivas à espera de serem ativadas. Esta perspetiva habita plenamente o agora, em vez de se projetar em futuros especulativos.
Considerando o tempo como um recurso partilhado e o design como uma prática política, a 4.ª edição da Porto Design Biennale intervém na temporalidade típica destes eventos, alterando a sua estrutura e formatos. Aplicando uma lógica afetiva e tentacular, a Biennale é um processo vivo que produz ativamente novas relações sociais, formas de organização e modos de colaboração.
Ativando intervenções entre as cidades do Porto e Matosinhos, O TEMPO É PRESENTE consolida uma oferta permanente e participada para os cidadãos. Chamamos a estas intervenções Happisodes porque têm uma função generativa e desejamos que todas representem alegria, esperança e cuidado coletivo na construção do Comum. As intervenções de design que estruturam o espaço de forma diferente reestruturam inevitavelmente o tempo de forma diferente.
Na Casa do Design, a exposição principal O TEMPO É PRESENTE. Inventar o Comum dá voz a mais de 60 autores, parcialmente selecionados por Open Call. Organizada de acordo com o factor comum mais participativo — as nossas emoções —, a exposição revela a forma como os designers priorizam coletivamente as dimensões relacionais, colaborativas e qualitativas da experiência partilhada em detrimento da lógica extrativa do capitalismo contemporâneo.
Esta abordagem afetiva estende-se também aos formatos editoriais, como se pode ver no catálogo da exposição e em Paralaxes: Histórias do Comum, uma coleção de textos que procura revelar possibilidades de resistência e alegria.
"O TEMPO É PRESENTE. Inventar o Comum" é uma exposição-manifesto que apresenta uma variedade de iniciativas de design e formatos inovadores, organizados de acordo com o fator comum mais participativo: as nossas emoções.
Promovidos pela Porto Design Biennale, os Happisodes são projetos de codesign entre designers, comunidades e municípios que materializam, no Porto e em Matosinhos, a alegria de reconhecer coletivamente que o presente pode ser reimaginado. São processos vivos, habitados, onde o design dá forma ao comum.
A publicação é parte fundamental da Porto Design Biennale, procurando transmitir, através da editoração e materialidade dos livros e catálogos, o conceito e a curadoria dos projetos.
Os projetos acolhidos neste eixo de programação são projetos independentes e autónomos em termos de curadoria, financiamento e produção que estabelecem diálogos com o tema desta edição.
Porto Design Biennale
Promovido por
Câmara Municipal do Porto
Câmara Municipal de Matosinhos
Organizado por
esad—idea, Investigação em Design e Arte
Board
Luísa Salgueiro [Presidente]
Rui Moreira [Vice-Presidente]
Sérgio Afonso
Diretora Executiva
Magda Seifert
O TEMPO É PRESENTE. Inventar o Comum
Curador-Geral
Angela Rui
Assistentes de Curadoria
Matilde Losi
Equipa Curatorial
Eleonora Fedi
Nina Paim
Andreia Faria
Designers Happisodes
Ken Billes & A+N Studio
Matali Crasset
Didier Fiúza Faustino
Macedo Cannatà & Patrícia Costa
Paulo Moreira & ATA
Studio Giacomo Moor
Direção de Comunicação
Julia Albani
Direção de Produção
Sofia Meira
Direção de Arte
João Queirós
Direção de Fotografia e Vídeo
Miguel C. Tavares
Direção Editorial
Andreia Faria
Projeto Expositivo
Diogo Passarinho Studio
(Equipa: Diogo Passarinho, Gonçalo Reynolds)
Assistente Projeto Expositivo
Catarina Vieira
Design Gráfico
Catarina Pereira
Diana Amarelo
Leonor Pinto Félix
Web Development
Diogo Vilar
Paulo Ferreira
Fotografia e Vídeo
Joana Pinto
Fernando Miranda
Audiovisual
Rui Caldas
Assistente de Produção
Pedro Carvalho
Equipa de Produção
José Castro
Filipe Pinto
Alexandre Costa
Daniel Carneiro
José Ferreira
Mediação Cultural
Rute Chaves
Comunicação
Patrícia Silva
Francisco Barros
Exploratório (sede / PDB)
Ricardo Afonso
Inês Colaço
Andreia Campos
07 abril 2025
01 abril 2025
27 março 2025