Curador Fernando Brízio

Constelações

Algas Elétricas

Curador

  • Scott Longfellow

Desde há vários anos que Samuel Tomatis desenvolve uma investigação baseada nas algas verdes que invadem as praias. Estas acumulam-se e criam matéria orgânica poluente e tóxica. Como um alquimista da eutrofização, Tomatis está a investigar a forma de transformar estes resíduos num recurso positivo e sustentável. Já as pesquisas de Pablo Bras concentram-se nos subúrbios residenciais e nos fluxos, materiais e energias presentes nessas áreas: porque não capturá-los e transformar uma caleira, por exemplo, numa fonte de energia?

A exposição Algas Elétricas faz o balanço de dois projetos de investigação em Design que pouco têm em comum, a não ser a lucidez de dois criadores face ao “aqui e agora”, e a sua capacidade de de gerarem futuros a partir de erros do passado.

Inauguração da Exposição: 27.10.2023 - 17h00

Informação atualizada:
Devido às condições meteorológicas na região do Porto, as obras de Samuel Tomatis, previstas no âmbito da exposição Algas Elétricas, na Fundação Marques da Silva, não poderão ser apresentadas ao público.

O projeto Alga nasceu de fenómenos ligados às alterações climáticas. Produzidas inteiramente a partir de algas marinhas, um material orgânico e biodegradável, as obras estão atualmente sujeitas a níveis excecionais de humidade em condições de conservação inadequadas, que as deformam e danificam.

Em vez disso, o designer apresentará dois vídeos, um díptico realizado em colaboração com o artista de vídeo Lucas Bonnel, que traça o processo de transformação desta biomassa em diferentes tipos de materiais com propriedades e estéticas fascinantes, uma abordagem ecológica radical na fronteira entre a ciência e o design.

+ info
Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva
Praça Marquês de Pombal, nº30-44, 4000-390, Porto
Segunda a sábado
14:00 — 18:00

Atividade
Exposição

Local
Fundação Marques da Silva · Porto

Data

Edições Passadas